André Neres e Rafaela Bastos revalidaram hoje os títulos nacionais de boulder, uma das variantes da escalada que vai estar representada nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Em Odivelas, André Neres, que somou o 17.º título nacional (entre dificuldade e boulder), superiorizou-se a Pedro Pato e Matias Souza, garantindo também a conquista da Taça de Portugal.

“Em termos de resultados, não consigo fazer melhor, agora gostaria que a escalada progredisse ainda mais. As coisas estão a evoluir, temos cada vez mais adesão e o nível destas finais foi alto. Tivemos algumas baixas, como Vasco Campos, lesionado, e o Nuno Monteiro, que voltou para os Estados Unidos, mas as coisas estão claramente a evoluir”, referiu.

Na prova feminina, Rafaela Bastos somou novo título, ao bater nesta prova, que era também a terceira etapa da Taça de Portugal, a brasileira Júlia Nogueira e Mariana Abreu, com a Taça de Portugal a ser conquistada por Madalena Casanova, mesmo ausente em Odivelas.

“Estivemos as três, eu, a Júlia e a Mariana taco a taco e demos bom espectáculo. Agora é fazer tudo para repetir para o ano. Há mais competição no boulder e espero que se estenda à dificuldade para que tenhamos cada vez mais e melhor escalada”, referiu.