O antigo atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius vai sair em liberdade condicional, em 05 de janeiro do próximo ano, 10 anos depois do assassinato da sua namorada, do qual foi considerado culpado, anunciaram hoje as autoridades.

“O departamento de serviços penitenciários confirma a libertação condicional de Oscar Pistoritus, a partir de 05 de janeiro de 2024”, anunciaram as autoridades em comunicado, após a reunião de um comité designado para analisar a possível libertação do ex-atleta, detentor de vários títulos paralímpicos.

Oscar Pistorius cumpre numa prisão de Pretória uma pena de prisão de 13 anos e cinco meses, pela morte da namorada Reeva Steenkamp, em 2013.

Depois de, em 2016, ter sido condenado a seis anos de prisão, Pistorius viu, em 2017, a pena ser aumentada para 13 anos e cinco meses de cadeia, pelo Tribunal Supremo de Apelação, que confirmou a acusação dos procuradores que, no processo de recurso, consideravam que a sentença inicial era “demasiado indulgente”.

Em março passado, o antigo atleta, de 37 anos, viu ser-lhe rejeitado um pedido semelhante, depois de as autoridades terem considerado que ainda não tinha cumprido metade da pena, como prevê a lei do país.

No entanto, o Tribunal Constitucional esclareceu, posteriormente, que a contagem da pena deveria ser feita a partir da primeira detenção e não da data em que a mesma foi aumentada.

Na noite de 13 para 14 de fevereiro de 2013, Pistorius baleou a namorada, de 29 anos, através da porta da casa de banho, alegando julgar tratar-se de um ladrão, provocando-lhe a morte com quatro tiros.

Apelidado de ‘Blade Runner’, devido às próteses de lâmina de carbono, Oscar Pistorius foi campeão paralímpico dos 200 metros em Atenas2004 e dos 100, 200 e 400 metros em Pequim2008. Foi ainda medalha de prata nos 200 metros de Londres2012 e bronze nos 100 metros de Atenas2004.

O atleta paralímpico sul-africano fez ainda história ao ser o primeiro amputado de ambas as pernas a correr em igualdade com atletas sem serem portadores de deficiência nos 400 metros dos Jogos Olímpicos Londres2012.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.