A Coreia do Norte tem 191 atletas escritos nos Jogos Asiáticos, que começam na próxima semana, segundo os organizadores do evento, um indicador de que o país está pronto para encerrar os mais de três anos de isolamento no panorama desportivo internacional.

Os norte-coreanos aparecem inscritos na página dos Jogos, que terão lugar na cidade chinesa de Hangzhou, em modalidades como atletismo, ginástica artística, basquete, futebol, boxe e lançamento do peso.

De recordar que chegou a haver atletas do país inscritos num torneio de lançamento do peso realizado em junho, em Cuba, mas estes não compareceram.

A Coreia do Norte fechou as suas fronteiras no início de 2020 por conta da pandemia da COVID-19 e não enviou atletas aos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021.

Posteriormente, o país foi vetado dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 por não ter participado no evento em Tóquio.

Uma equipa norte-coreana de taekwondo competiu em agosto no Cazaquistão, mas antes disso, atletas do país não tinham sido enviados a nenhum torneio internacional desde a pandemia.

Os Jogos de Hangzhou começam a 19 de setembro, dia em que acontece o duelo entre Coreia do Norte e Taiwan no futebol masculino.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, é considerado um grande amante de desporto, e a Coreia do Norte tem uma estreita relação com a China.