Os Blue Games - formato pioneiro a nível mundial - testou as capacidades físicas e o conhecimento de jovens alunos em várias áreas ligadas ao oceano (clima, poluição, desporto, vida marinha, ciência, navegação, entre outras).

A iniciativa aconteceu na manhã de terça-feira, na Praia Velha de Paço de Arcos e juntou cerca de 50 alunos de escolas de Oeiras.

Os jogos entre 8 equipas de 6 alunos (3 raparigas e 3 rapazes) com idades entre os 14 e 16 anos, têm como objetivo fomentar a literacia do oceano.

"É preciso chamar a atenção dos mais jovens para a importância de preservar o oceano. Se eles não conhecerem o mar, não vão gostar do mar e se não vão gostar do mar não vão fazer muito para o proteger. Aqui, o prémio maior é aprender e preservar o Oceano", sublinha Francisco Lufinha, recordista mundial de kitesurf e promotor do evento.

Esta iniciativa está enquadrada na década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável que a ONU definiu para 2021-2030 e é financiada pelo programa Crescimento Azul dos EEA Grants.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.