A China atribuiu hoje uma medalha póstuma ao ex-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) Juan Antonio Samaranch pela contribuição no processo de Reforma e Abertura do país, cujo 40.º aniversário está a ser comemorado em Pequim.

Samaranch (1920-2010) foi distinguido por "promover o Olimpismo na China", anunciaram as autoridades, durante uma cerimónia realizada no Grande Palácio do Povo, junto à praça Tiananmen, na capital chinesa.

Cem pessoas, entre as quais dez estrangeiros, foram homenageados pelos líderes do Partido Comunista da China (PCC), incluindo o Presidente do país, Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, que anunciaram a entrega das "medalhas de amizade, pelo contributo nas reformas da China".

Samaranch, que presidiu o COI entre 1980 e 2001 e presidente honorário da organização até à morte, foi um dos mais importantes apoiantes da China, na ambição de receber os Jogos Olímpicos, que conseguiu em 2001, quando Pequim foi a cidade escolhida para organizar os Jogos Olímpicos de Verão de 2008.

Pequim já tinha apresentando, sem sucesso, uma proposta para organizar as Olimpíadas de 2000, que acabaram por se realizar em Sydney, na Austrália.

'Sa Ma Lan Chi' (Samaranch, em chinês), é também apreciado no país asiático por ter sido sob a sua direção que o Comité Olímpico aceitou a República Popular da China, que participou pela primeira vez na competição em 1984, em Los Angeles, numa altura em que o país rompia com décadas de isolamento.

A Fundação com o seu nome, liderada pelo filho Juan Antonio Samaranch Salisachs, atual vice-presidente do COI, tem sede em Pequim. E na cidade portuária de Tianjin, a cerca de 120 quilómetros da capital chinesa, foi inaugurado, em 2013, um museu dedicado ao antigo presidente do COI.

Entre as outras figuras homenageadas destacam-se os empresários Jack Ma, Robin Li e Pony Ma, criadores das plataformas Alibaba, Baidu e Tencent, os gigantes da indústria da Internet na China.

Xu Haifeng, o primeiro chinês a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, ou Yao Ming, antigo jogador da NBA, foram também homenageados.

Entre os estrangeiros premiados destaca-se ainda o antigo primeiro-ministro de Singapura Lee Kuan Yew, cujo modelo de desenvolvimento económico, sob um governo autoritário, em detrimento da democracia ocidental, inspirou as autoridades chinesas.