A 6.ª edição do International Wheelchair Clube de Ténis do Porto, prova dotada em mais de 5 mil euros em prémios monetários, vai juntar alguns dos melhores tenistas em cadeira de rodas do ranking mundial na cidade do Porto, de 13 a 15 de outubro, com entrada livre.

A liderar o rol de inscritos está o francês Gaetan Menguy, atual 25.º ITF e detentor do título conquistado no ano passado no Porto, e que terá oponentes como o britânico Andrew Penny, 44.º do mundo, o alemão Anthony Dittmar, 52.º, ou o polaco Jakub Bukala, 68.º na hierarquia internacional.

A representação portuguesa irá ficar a cabo de Carlos Leitão, atualmente na posição 199.ª, João Sanona, 342,º e ainda José Machado Sousa e Mário Trindade. De notar as ausências de João Couceiro, Fábio Reis, Jean-Paul Melo, Francisco Aguiar e Paulo Silva.

Na competição feminina, há também algumas tenistas do top-100, como a espanhola Lola Ochoa, que para além de ser a 44.ª tenista do ranking mundial é a detentora do título alcançado na invicta em 2022 e conta com 30 títulos no currículo.

Numa prova que será certamente pautada pelo equilíbrio, convém referir as presenças da norte-americana Elizabeth Williams (64.ª), para além das italianas Silvia Morotti (65.ª) e Vanessa Ricci (87.ª).

A participação feminina portuguesa está assegurada pela tenista Manuela Oliveira, que faz a sua estreia em provas internacionais.