O Comité Olímpico Internacional (COI) saudou hoje a celebração de conversas entre Coreia do Sul e Coreia do Norte sobre a participação de norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018.

O COI explicou que vai tentar “facilitar a participação” da Coreia do Norte e que, para isso, quer continuar a conversar com o comité daquele país, indicou à agência ATS.

O convite aos norte-coreanos continua em aberto e levará “a uma decisão definitiva no devido momento”.

Para os Jogos, que arrancam a 09 de fevereiro, a Coreia do Norte conta com os patinadores artístico Ryom Tae-Ok e Kim Ju-ik entre os atletas classificados.

O ministro da Coreia do Sul para a Unificação, Cho Myoung-gyon, propôs hoje que representantes das duas Coreias se reúnam no próximo dia 9 de janeiro na aldeia Panmunjom, dentro da Zona Desmilitarizada que divide a península.

A proposta surge depois do líder norte-coreano, Kim Jong-un, ter assegurado na sua mensagem de ano novo que está aberto ao diálogo com Seul para que o seu país envie uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizam em território sul coreano, entre 9 e 25 de fevereiro.