Os Europeus de judo, previstos para maio, em Praga, foram adiados para o período entre 19 e 21 de junho, devido à pandemia do Covid-19, informou hoje a Federação Europeia de Judo (EJU).

“Face à situação sanitária atual na Europa, o comité executivo da Federação Europeia (EJU) de judo e a Federação checa decidiram em conjunto adiar os Europeus para 19 a 21 de junho”, especifica em comunicado a EJU.

O organismo europeu explica ainda que as novas datas foram aprovadas pela Federação Internacional, lembrando que os pontos de qualificação olímpica, que terminaria em maio, “serão atribuídos” na mesma.

A pandemia do Covid-19 levou a Federação Internacional de Judo a anular três provas do circuito mundial previstas para o final de abril: o Grand Slam de Ecaterimburgo e os grandes prémios de Tbilissi e Antália.

Toda a situação levou a Federação Internacional a alargar o período de qualificação olímpica para Tóquio2020 até 30 de junho.

Neste momento, Portugal tem oito judocas em lugar elegível de apuramento: Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (-78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

“A situação criada pelo Covid-19 mergulhou a EJU, os organizadores das competições e o mundo inteiro na incerteza. Temos a certeza de que o mais importante neste período imprevisível é o de agir com humanitarismo e de encontrar o melhor compromisso", disse o presidente da EJU, Sergey Soloveychik.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados já ultrapassa as 125.000 pessoas, registando-se casos em cerca de 120 países e territórios.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.