A presidente da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, garantiu hoje que o objetivo do organismo passa por iniciar os Jogos Olímpicos Tóquio2020 em 24 de julho, a data prevista, apesar da pandemia Covid-19.

Após reunir por videoconferência com 240 atletas de todo o mundo, a antiga nadadora do Zimbabué indicou que o início dos Jogos deve acontecer como estipulado, contudo mostra-se atenta ao desenvolvimento da crise mundial devido ao novo coronavírus.

Kirsty Coventry deixou claro, depois de colocadas mais de 40 questões pelos atletas, que é “preciso ser realista e não entrar em pânico” nos meses que antecedem os Jogos, uma vez que o “cenário” muda a cada hora e todos os dias.

“Queremos ter certeza de que estamos a participar na diminuição desse vírus o máximo possível, mas no final do dia o objetivo é ajudar todos os nossos atletas a chegarem a Tóquio [Japão]", observou.

Por sua vez, o presidente do COI, que participou igualmente na videoconferência, considerou que é preciso ser realista na análise à situação da pandemia.

“Fomos muito construtivos [na conversa com os atletas] ao avaliar o caminho para Tóquio e todos perceberam que ainda faltam mais de quatro meses. Vamos continuar a agir de maneira responsável, juntamente com o interesse dos atletas, respeitando sempre estes nossos dois princípios”, declarou Thomas Bach.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, começou em dezembro na China e infetou mais de 210 mil pessoas em 170 países, das quais mais de 8.750 morreram.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.978 mortes para 35.713 casos, o Irão, com 1.135 mortes (17.350 casos), a Espanha, com 558 mortes (13.716 casos) e a França com 175 mortes (7.730 casos).

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.