A Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Quarteira, a Federação de Triatlo de Portugal e a União Europeia de Triatlo decidiram hoje cancelar o XIX Triatlo Internacional de Quarteira, agendado para 04 e 05 de abril.

A decisão tomada pelo Conselho Executivo da União Internacional de Triatlo (ITU) enquadra-se no esforço de contenção da propagação da Covid-19, tendo aquele organismo decidido também suspender, pelos mesmos motivos, todas as atividades até 30 de abril, incluindo o cancelamento de todas as competições do calendário mundial de triatlo, provas, estágios e outras atividades.

Segundo Vítor Aleixo, autarca Loulé, à semelhança do que tem acontecido com todos os outros eventos de caráter desportivo, cultural ou social, agendados para as próximas semanas no concelho de Loulé, "tornou-se imperativo cancelar o Triatlo de Quarteira pelo elevado número de pessoas que reúne na cidade, provenientes de diversos países, e numa altura em que o mundo enfrenta uma terrível pandemia, a realização desta prova poderia pôr em causa a saúde pública e a segurança de todos os cidadãos".

Todos os eventos do calendário mundial e continental estão adiados até nova comunicação com efeitos imediatos e a ITU aconselha vivamente que as federações nacionais apliquem as mesmas medidas em todo o seu território para evitar a propagação do vírus.

O coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais 67 mil infetados e pelo menos 2.684 mortos, o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal há 448 pessoas infetadas, segundo o mais recente boletim diário da Direção-Geral da Saúde, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.