O Instituto Nacional do Desporto, Educação Física e Recreação da República da Cuba vai ajudar Cabo Verde na implementação efectiva do Centro de Alto Rendimento Desportivo, que funciona desde Março, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

A informação foi avançada esta sexta-feira, na Cidade da Praia, pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Mário do Canto Monteiro, que esteve reunido com uma delegação cubana (INDER e CUBADEPORTES), que se encontra em Cabo Verde, para uma vista de dois dias.

O Centro de Alto Rendimento funciona neste momento com as actividades de taekwondo, atletismo e boxe e, posteriormente, segundo avançou o governante, vão ser criados pólos em São Vicente e Sal.

De acordo com Mário do Canto Monteiro, estão em Cabo Verde três técnicos cubanos que estão a ajudar na montagem de Centro de Alto Rendimento e também no Programa Nacional de Actividade Física “Mexemexê”.

Acrescentou que durante a sua estada em Cabo Verde, a delegação vai apresentar outros programas que podem ser úteis para o desenvolvimento do desporto cabo-verdiano.

Além do Centro de Alto Rendimento, o governante informou que apresentaram outros programas, nomeadamente a procura de talentos e a criação de um centro de tratamento estatísticos para perceber o que falta em cada atleta e em cada modalidade.

“Eles têm trabalhos feitos (…) e sabemos que não tendo condições como os outros países já atingiram resultados de excelência a nível mundial e querem passar essa experiência para Cabo Verde”, notou Mário do Canto Monteiro.

Uma outra proposta apresentada pelos cubanos é a possibilidade de introdução obrigatória do xadrez no plano curricular da escola primária, como forma de desenvolvimento desportivo e intelectual.

Por sua vez, a directora de Inspecção e Controlo do INDER, Elda Gomez, antes de ressaltar a cooperação entre Cuba e Cabo Verde, que vem desde 1975, disse que o objectivo dessa visita é revitalizar essa colaboração e oferecer alguns serviços para o desenvolvimento do desporto em Cabo Verde, levando em conta as características do país.

No entanto, esclareceu que o propósito central da vista é conhecer a realidade desportiva do país e, posteriormente, ajudar naquilo que define a sua natureza em termos de prática desportiva.

A delegação cubana vai fazer vistas técnicas às instituições desportivas de Cabo Verde, na perspectiva de observar as necessidades de novos técnicos do sector.

Deverá vai reunir-se com responsáveis das federações e visitar o Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, o Centro de Medicina Desportiva, o Estádio Nacional e o Centro de Alto Rendimento, todos na Cidade da Praia.

Em Novembro de 2016, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, fez uma vista à Cuba da qual resultou a vida de três técnicos cubanos para trabalharem em distintas áreas do desporto nacional.