Mais um dia de Jogos Mundiais Universitários, em que a Missão Portuguesa irá contar a sua aventura na China, num diário para o SAPO Desporto.

Diário da missão portuguesa nos FISU World University Games, Dia 6 - 02/08/23

No dia de hoje, destaque para a medalha de prata conquistada pela Camila Rebelo nos 200m costas. Primeira medalha conquistada por uma atleta feminina em mundiais de natação. Mais um feito histórico para a FADU - Federação Académica do Desporto Universitário, responsável pela participação portuguesa nestes Jogos Mundiais Universitários e que, em parceria com as respetivas Federações Desportivas das diversas modalidades, possibilita uma experiência internacional única aos estudantes-atletas.

O diário desta vez é assinado por Manuel Figueiredo, estudante-atleta da seleção nacional universitária masculina de voleibol que hoje garantiu a passagem aos quartos-de-final.

"Apesar de termos um jogo importante e decisivo, fizemos as rotinas normais: preparar a roupa, pegar na roupa seca, meter roupa a lavar, o habitual. Tomámos o pequeno-almoço todos juntos e seguimos diretos para o treino, que foi no campo onde íamos jogar ao final do dia. A viagem foi curta, cerca de uma hora, mas ainda deu para alguns dormirem mais um pouco. O treino, como era dia de jogo, foi muito lúdico, de conhecimento do pavilhão, de adaptação, e nada de muito físico. Ainda deu para dar umas risadas e não ser só o foco geral.

Depois a concentração e preparação mental para o jogo, pois apesar de ser um adversário teoricamente mais acessível, sabíamos que ia ser muito difícil. Fomos tomar banho, autocarro novamente. Entre a viagem, o almoço e a saída deu para descansar um pouco. Seguimos para o vídeo para ver a equipa adversária, estudar o plano de jogo. Ainda aproveitamos para dar uma volta à vila toda para fazer tempo até à saída.

Dentro do pavilhão foi uma preparação completamente diferente, com música, algumas danças, umas brincadeiras entre nós. Fomos aquecer num pavilhão à parte e voltamos para o jogo, ainda fizemos uns blocos, batemos umas bolas. Tudo pronto.

Ganhámos 3-0, embora muito mais difícil do que estávamos à espera, mas o que importa é o resultado. Depois do jogo veio toda a descontração, no balneário toda a gente em festa. A FADU até publicou um vídeo dentro do balneário e estamos todos a festejar a vitória. No autocarro mais danças, mais provocações entre nós, o normal dentro de uma equipa, e que é importante para os jogos. Em dias como o de hoje, com treino de manhã e jogo à tarde, o bom ambiente dentro do grupo faz toda a diferença.

De seguida fomos todos jantar e vamos agora uma voltinha para depois irmos descansar. E amanhã temos outro dia. Vamos também fazer o que nós chamamos de tática do elevador, que é para termos foco para o jogo no dia a seguir."