Mariana Machado conquistou a medalha de ouro nos 5000m, sétima medalha para a Federação Académica do Desporto Universitário. Esta foi a melhor prestação de sempre da missão portuguesa, com três medalhas de ouro e quatro de prata.

Diário da missão portuguesa nos FISU World University Games, Dia 9 - 05/08/23

“Os dias pré-competição aqui na aldeia foram bastante tranquilos. Realizei os meus treinos na pista, e passava os meus dias a fazer algumas aldeias que tínhamos aqui na vila, a conhecer a cultura chinesa. Também passava algum tempo a falar com a minha família e colegas portugueses. A dizer boa tarde, quando era bom dia, boa noite quando era boa tarde.

No dia da prova, da final, acordei bem-disposta. Tomei o meu pequeno-almoço trazido de Portugal, as minhas papinhas do Lidl. Depois, fui fazer uma pequena ativação aqui pela vila. Descansei um bocado no quarto e almocei com a restante comitiva. Uma massa, que por acaso nesse dia estava bem gostosa, excecionalmente. A comida aqui não tem sido maravilhosa, mas desta vez estava boa. À tarde, aproveitei para descansar um pouco, no quarto. Tentei fazer uma sesta, mas sem sucesso. Já só queria correr, já só pensava na minha prova. Ao final do dia, saí da vila com o objetivo na cabeça de ganhar uma medalha. Cheguei à pista, realizei o meu aquecimento, estava confiante. Apesar do calor e da humidade, tentei manter-me fresca. Até arranjámos um sistema, colocar gelo num cachecol para eu levar ao pescoço e arrefecer a minha temperatura. Tentei fazer um bom aquecimento e depois, na prova, estava confiante e tentei disfrutar ao máximo da corrida e lutar até aos últimos metros. Foi o que aconteceu. Foi uma prova disputada até aos últimos metros da corrida e fiquei muito contente por sair vencedora e conseguir conquistar este ouro para Portugal.

Beijinhos para todos aí em Portugal!”