As quatro portuguesas a competir na vertente street do Mundial de skateboarding falharam na quarta-feira a presença no quadro de 32 em Sharjah, Emirados Árabes Unidos, uma contrariedade para as aspirações olímpicas de Rafaela Costa.

Na estreia feminina portuguesa em Campeonatos do Mundo, a atleta foi a menos pontuada da comitiva nacional, terminando em 65.ª entre as 81 desportistas que se apresentaram na qualificação, com somente 12,85 pontos, quando a australiana Chloe Covell liderou com 83,15, bem à frente da japonesa Aoi Uemura, segunda com 65,28.

Rafaela apresentou-se como 28.ª do ranking de apuramento olímpico, contudo, uma vez que a quota máxima de representantes por país é de três desportistas, a portuguesa chegou a Sharjah em 21.ª, não conseguindo agora manter a bitola.

Margarida Cepeda foi 53.ª, com 19,03 pontos, Madalena Galante 58.ª, com 16,53, e Matilde Ribeiro 60.ª, com 16,09, todas longe dos 32 pontos que, nestas circunstâncias, eram necessários.

Esta quinta-feira decorre a qualificação masculina, com Pedro Araújo, Pascal Teixeira, Madu Teixeira, Bruno Senra e Gabriel Ribeiro, igualmente com aspirações olímpicas, e irmão de Gustavo Ribeiro, que entra diretamente para os quartos de final da competição e que em Tóquio2020 foi oitavo na final: é, atualmente, o terceiro do ranking mundial.

O atual Campeonato do Mundo - o evento que mais pontua para o ranking olímpico - reporta a 2022, uma vez que este não se disputou, como previsto, no Brasil.

Portugal vai fazer igualmente a estreia no Mundial da vertente park, com Thomas Augusto, que reside nos Estados Unidos, sendo que essa prova decorre entre 05 e 12 de fevereiro.