O diretor da Volvo Ocean Race, Phil Lawrence, anunciou que a primeira etapa da regata, entre Alicante e Lisboa, passará por Porto Santo, num percurso de 1.450 milhas náuticas (2.690 quilómetros).

Lawrence explicou que tinha quatro opções disponíveis para o percurso, mas esperou para conhecer as condições meteorológicas e optar por uma delas.

"Uma das opções da nossa rota era enviar as embarcações para este, através do estreito de Bonifácio, dando a volta por Sardenha e, a partir daí, para Gibraltar e navegando diretamente para Lisboa", disse Lawrence.

O diretor acabou por decidir que os barcos, com destino a Lisboa, passassem por Porto Santo.

“Existe uma perspetiva meteorológica variada para a navegação bastante complexa no Atlântico, que apresentará alguns desafios para as tripulações e esperamos que elas cheguem a Lisboa cerca de uma semana depois", disse o diretor da regata.

A prova conta com a participação de três portugueses, Francisco Pinheiro de Melo e Bernardo Freitas, que fazem parte da equipa Clean Seas, e António Fontes, que pertence à tripulação da Sun Hung Kai/Scallywag.

A etapa inicia-se no domingo de 22 de outubro, às 14:00, e as sete equipas em prova, depois de uma volta entre boias, em Alicante, vão cruzar a linha de partida e dirigir-se para o estreito de Gibraltar.

Depois de atravessarem o estreito, a frota vai viajar cerca de 1.100 quilómetros em direção a Porto Santo terminando a primeira etapa em Lisboa.

A VOR é a mais antiga e conhecida regata à volta do mundo, com escalas, que se realiza a cada três anos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.