Joe Biden, presidente dos EUA, considerou que as equipas das ligas desportivas cometem um erro ao ignorar a ciência e permitir que os seus estádios voltem a encher-se de adeptos, sem impor restrições devido a pandemia de COVID-19

Numa entrevista televisiva ao canal 'ESPN', transmitida na quarta-feira à noite (31), o presidente disse que os Texas Rangers não estão a ser "responsáveis", ao permitir que o seu estádio Globe Life Field tenha toda a sua lotação ocupada na nova temporada da Major League de Beisebol que começa esta quinta-feira.

"Bem, é uma decisão que eles tomaram, mas acho que é um erro. Eles deveriam ouvir o Dr. (Anthony) Fauci, cientistas e especialistas. Acho que não é algo responsável", disse Biden sobre a abertura do Globe Life Field, com lotação para 40.300 lugares, em Arlington, no Texas.

Biden também destacou a importância do uso de máscaras e da implementação de outras medidas sanitárias para prevenir a disseminação do coronavírus. Já são mais de 550.000 mortes por COVID-19 nos Estados Unidos.

No estado do Texas, por exemplo, quase 50.000 pessoas morreram por causa da COVID-19, mais do dobro de mortes que se registam no Canadá.

"Quanto a ser responsável [abrir os estádios ao máximo de sua capacidade], vemos o que está a acontecer na Europa neste momento, quando as provas foram suspensas. Não sei por que não seguimos a ciência e vencemos isso", acrescentou Biden.

Ao ser questionado sobre o que diria aos atletas que se recusam a se vacinar, Biden atirou: "Sou presidente dos Estados Unidos e fui vacinado. Não tenho um emprego sem importância. Iria vacinar-me se achasse que isso iria prejudicar-me? Fizemos uma investigação incrível sobre as vacinas, e elas mostraram que funcionam. Temos que chegar ao ponto em que um número suficiente de pessoas tenha sido vacinado para diminuir as hipóteses de o vírus se espalhar", enfatizou.

Tenistas como Elina Svitolina e Aryna Sabalenka, que competem desde a semana passada no Open de Miami (Flórida), expressaram a preocupação com a rapidez com que as vacinas foram desenvolvidas e afirmaram que preferem esperar um pouco antes de recebê-las.

Biden também se referiu às reservas de muitas pessoas no seu país em usar máscaras: "Estão a prejudicar a si e a outras pessoas".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.