O triatleta João Pereira mostrou-se hoje esperançado em um bom resultado nos Europeus multidesportos de Munique, na Alemanha, baseando-se no trabalho de preparação efetuado.

"É muito difícil definir em termos de resultados. Está uma 'start list' bastante composta, mas, se conseguir transmitir o que estive a valer em treino, o resultado vai ser excelente, é isso que espero", disse à Lusa o triatleta, de 33 anos e atual 28.º no ranking olímpico de triatlo.

Sobre a atual condição física, depois de ter sentido alguns problemas que lhe prejudicaram a preparação, João Pereira diz ter feito um trabalho diferente.

"Não fiz um estágio específico para esta competição. Venho de um ciclo de competições, porque estava a precisar de pontos por estar um pouco atrasado no ranking, e esta prova vem num momento bastante importante. É sempre um Europeu, mas tenho em mente que a preparação não foi específica, foi um pouco lançada com outras competições, mas isso também dá um pouco a capacidade competitiva", sublinhou o triatleta.

Em relação às expectativas para a prova referiu: "Simplesmente tento sempre fazer melhor ranking do que o meu de partida. Penso que parto com o número 28, a partir daí estou a subir lugares de ranking. Como esta prova é um Europeu, tem sempre capacidade de centrar nos níveis de preparação olímpica. A partir daí é um top-8 e depois é sonhar com o resultado. O objetivo é conseguir sempre uma prova regular e tentar manter os primeiros lugares", disse João Pereira.

"Agora estou num momento crescente, consegui meter bastante treino, mudei o local de treino e até de sítio onde moro, está a correr tudo bastante bem. Paris é sempre um objetivo e depois vou tentar mudar para a distância longa, para experimentar outras variantes do triatlo, mas, claro, sempre a tentar ser competitivo e a dar o meu melhor", disse João Pereira sobre o seu atual momento de forma.

Sobre o percurso, não revelou grandes preocupações, frisando que "os percursos do triatlo são sempre muito técnicos para ficarem mais dinâmicos”.

“Preparei-me bastante bem para um circuito de bicicleta bastante técnico, a própria natação é igualmente diferente, com água mais ou menos visível, com lagos com espaços mais pequenos, com mais viragens ou voltas. Como estou a treinar em Vila Franca, tenho o rio Tejo próximo, onde desafiamos um pouco as correntes, a pedalar também tenho o Montejunto, portanto, acho que estou superpreparado", referiu.

A prova de elite masculina dos Europeus de Munique disputa-se às 15:00 (horas portuguesas) de sábado, na qual participam cinco atletas lusos: Ricardo Batista, João Pereira, João Silva, Miguel Tiago Silva e Vasco Vilaça.

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até 21 de agosto e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.