A ginasta portuguesa Filipa Martins garantiu um lugar em duas finais dos Campeonatos da Europa de ginástica artística, que decorrem em Basileia, na Suíça. A portuguesa conseguiu apurar-se para as finais do All-Around e das Paralelas Assimétricas, onde conseguiu a quarta melhor pontuação, de acordo com a Federação Portuguesa de Ginástica.

A ginasta, que vai estar presente nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este ano devido à pandemia de covid-19, terminou no 12.º lugar do All-Around ,com 52.865 pontos, e vai estar presente na final.

A qualificação foi ganha pela russa Angelina Melnikova com um total de 55,991 pontos.

Nas Paralelas Assimétricas, Filipa Martins conseguiu também o quarto lugar na prova e fez história ao conseguir que um movimento criado por si fosse incluído no Código de Pontuação.  A ginasta apresentou um novo elemento técnico que será incluído no código de pontuação internacional e que será ‘batizado’ com o seu nome.

Filipa Martins volta a entrar em prova na sexta-feira para a final ‘all-around’, e depois no sábado para a final de paralelas assimétricas.

Na prova feminina estiveram também em ação Francisca Cancela (46.865 pontos), que terminou o concurso geral no 60.º lugar, Beatriz Cardoso (45.865) que ficou no 65.º, e Rafaela Ferreira (43.298), no 76.º.

A portuguesa está a aproveitar a competição para melhorar os níveis de confiança e preparar-se para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Portugal volta a repetir a presença na final 'all-around', tal como sucedeu em 2015 e 2017, competições nas quais fechou na oitava posição. Portugal participa nestes europeus com quatro ginastas femininas e cinco masculinos.

Filipa Martins, Beatriz Cardoso, Francisca Cancela e Rafaela Ferreira representam Portugal no setor feminino  enquanto em masculinos participarão os ginastas lusos Filipe Almeida, João Rios, José Nogueira, Guilherme Campos e Marcelo Marques.

A ginástica artística feminina compreende um conjunto de quatro aparelhos: saltos, trave, paralelas assimétricas e solo. As 24 melhores nos quatro aparelhos qualificam-se para a final 'all-around'

Em masculinos, os ginastas competem em cavalo com arções, saltos, solo, argolas, paralelas e barra fixa, seguindo os melhores para a final geral.

*Artigo atualizado

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.