O atleta Hugo Alves estreia-se na sexta-feira em provas da Taça do Mundo de luge, com o sonho de amealhar pontos para conseguir ser o primeiro representante português nesta modalidade de trenó nos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang2018.

“Estou otimista, sinto-me bem, a 90%. Preciso de pontos para conseguir os mínimos”, disse o atleta à agência Lusa, mostrando-se muito satisfeito com as prestações nos treinos realizados na quarta-feira na pista austríaca de Innsbruck.

Além da prova na Áustria, vão disputar-se mais quatro até final do ano, na Alemanha, no Canadá e nos Estados Unidos, nas quais Hugo Alves, que vive no Japão, está “obrigado” a pontuar para conseguir mínimos para os Jogos Pyeongchang2018.

“Até final do ano vão ser disputadas mais quatro provas, nas quais é fundamental conseguir, pelo menos, um ponto em cada uma para que seja possível a qualificação para os Jogos”, disse o atleta, que se “apaixonou” pelo luge, no Japão, onde vive há cerca de cinco anos.

Na sexta-feira, Hugo Alves vai disputar a Taça das Nações e, caso se classifique até ao 17.º lugar, garante presença na Taça do Mundo, a disputar no domingo.

Hugo Alves, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno, está inserido no grupo da federação internacional, que agrupa atletas de países com pequenas representações.

No início deste ano, Hugo Alves lesionou-se com gravidade em Alpensia Sliding, em Pyeongchang, na pista onde serão disputados os Jogos Olímpicos de Inverno

A paragem de três meses, que foi obrigado a fazer, adiou para esta época a possibilidade de conseguir o apuramento inédito de Portugal para as provas de luge dos Jogos Olímpicos de Inverno, competição que decorre entre 09 e 25 de fevereiro.

O luge é, juntamente com o bobsleigh e o skeleton, uma das três modalidades de descida em trenó, no qual os atletas competem deitados de barriga para cima.