Cabo Verde, através da seleção de andebol de praia feminino, conquistou na manhã deste domingo, no Sal, a primeira medalha de prata nos Jogos Africanos de Praia, que decorrem em Santa Maria, ao derrotar a Argélia por 2-0.

Tratava-se do jogo de definição para as medalhas de bronze e prata – o ouro foi conquistado pela Tunísia – e a seleção cabo-verdiana não deu hipóteses às argelinas, vencendo por 17-10, na primeira partida, e 17-12 na segunda.

A treinadora Sofia Osório, radiante pela conquista, declarou no final que foi “um grande orgulho” trabalhar com um grupo que “deu tudo” de treino para treino e de dia para dia, sendo a medalha “a cara delas”.

“Foram elas que a conquistaram com energia e porque deram tudo dentro de campo, e acho que esta medalha assenta bem a Cabo Verde”, sintetizou a técnica, para quem a motivação foi a mesma para todos os jogos.

Já a capitã Susana deu conta de uma “alegria enorme e emoção” pela vitória, mas também por se tratar da primeira vez que jogava andebol de praia a este nível e, logo no seu caso, em fim de carreira, como referiu, ganhar a medalha de prata “é tudo”.

“O que faltou para o ouro foi experiência e um pouco mais de concentração em determinados momentos dos jogos, pois apenas perdemos com a Tunísia, uma grande equipa, com outro andamento a nível mundial”, concluiu.

A seleção de Cabo Verde de andebol de praia efetuou quatro jogos neste torneio: venceu três, frente às seleções do Quénia, Serra Leoa e Argélia, e perdeu um para a Tunísia.

A 1.ª edição dos Jogos Africanos de Praia entrou hoje no terceiro dia de competições, é realizada sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA) e contempla 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Estima-se que estão no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, em que Cabo Verde já conquistou três medalhas de bronze e uma medalha de prata.