A equipa masculina portuguesa de fosso olímpico conquistou hoje “uma medalha de grande mérito para o país”, com o bronze nos Jogos Europeus Cracóvia2023, disse Armelim Rodrigues.

“Às vezes, faz mais quem quer do que quem pode. Quase todos os que cá estão são profissionais, e conseguimos sobrepor-nos a grande parte deles. É uma medalha de grande mérito para o nosso país”, declarou Rodrigues, após a cerimónia de pódio.

Depois do terceiro lugar na qualificação, o trio luso bateu os italianos Mauro de Filippis, Daniele Resca e Giovanni Pellielo no jogo pelo bronze de equipas masculinas, o melhor resultado da modalidade em Jogos Europeus.

Na última competição com portugueses de Cracóvia2023, que hoje termina, Azevedo, Rodrigues e Faria conseguiram em Wroclaw, a quase 300 quilómetros de Cracóvia, o 16.º 'metal' para Portugal (três ouros, sete pratas e seis bronzes), batendo os 15 de Minsk2019 para fazer desta a edição mais bem sucedida para o país.

Se para Armelim Rodrigues esta prova “representa muitos anos de trabalho”, com apoio de federação e Comité Olímpico de Portugal, disse, para o olímpico João Paulo Azevedo foi o corolário de uma “prova importante” em que foi sétimo na final individual de ‘trap’.

“Estivemos bem. Ficámos a um ponto da prata e ouro [na qualificação], e esta medalha é para todos os portugueses e para a nossa federação. Foi uma boa prestação nossa. Estamos no bom caminho e traremos mais para Portugal”, garantiu.

Por fim, José Bruno Faria assumiu que foi “difícil ficar uma semana aqui sem poder dar tiros”, uma vez que foi o único que competiu apenas nas equipas masculinas, mas ficou “muito orgulhoso” por dar à modalidade a sua primeira medalha em Jogos Europeus.

A terceira edição dos Jogos Europeus termina hoje em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, incluindo Portugal, que contou com uma delegação com mais de duas centenas de atletas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.