O skateboarder português Thomas Augusto falhou hoje o apuramento para os quartos de final da vertente de park do Campeonato do Mundo, que decorre em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

O jovem de 17 anos, residente nos Estados Unidos, terminou a qualificação aberta em 40.º, falhando assim a fase decisiva da prova na estreia de Portugal em mundiais na vertente de park, uma vez que até agora só o tinha feito em street, inclusivamente com participação em Tóquio2020.

“Errei na primeira run, mas na segunda consegui acertar no que queria fazer. Agora é voltar aos treinos para ficar pronto para a Argentina”, disse Thomas, à assessoria da Federação Portuguesa de Patinagem.

O português, agora 33.º do ranking de qualificação olímpico, tem este ano mais duas provas para amealhar pontos, entre 21 e 28 de maio em San Juan, na Argentina, e entre 01 e 08 de outubro, no Campeonato do Mundo de Roma.

Recorde-se que o atual Mundial é referente a 2022, uma vez que o Brasil, a quem foi atribuída a organização, não realizou o evento, entretanto remarcado.

“O balanço da competição é muito positivo. O Thomas Augusto é um estreante nestas andanças e é um atleta jovem, de 17 anos, que entrou um pouco nervoso”, assumiu o selecionador nacional, Paulo Ribeiro.

O técnico recordou que a falha na entrada o deixou “mais limitado na competição”, porém elogiou a sua recuperação, com uma “boa classificação na segunda oportunidade”, ainda assim insuficiente para avançar na prova.

“Em termos de posicionamento, ele conseguiu garantir o 33.º do ranking qualificável para Paris2024, que é um bom ponto de partida para esta caminhada até ao fim da qualificação”, completou o técnico.

Na vertente de street, destaque para o olímpico Gustavo Ribeiro, novo vice-campeão do mundo.