O judoca português Célio Dias disse hoje que está “de volta ao tapete”, cinco meses depois de ter parado devido a uma “doença mental” que o levou a ser internado no Hospital Garcia de Orta.

“Depois do internamento na ala psiquiátrica do Hospital Garcia de Orta devido à minha doença mental, cinco meses depois estou de volta ao tapete”, explicou o atleta do Benfica, através da rede social Facebook.

Em dezembro de 2017, as duas partes tinham explicado que a carreira do atleta olímpico nos Jogos do Rio2016 ia parar “por um período de tempo indeterminado” devido a “questões de saúde”, que não foram especificadas.

Na altura, os ‘encarnados’ explicaram que o atleta, que passou por uma depressão numa altura em que também tentava ultrapassar uma lesão, depois dos Jogos, teria um “acompanhamento integrado com a Federação Portuguesa de Judo e com o Comité Olímpico de Portugal”.

Depois da lesão, e antes de interromper a carreira, Célio Dias conseguiu o nono lugar nos Mundiais de judo, na categoria de -90 kg.

“Tenho esta força dentro de mim que me impulsiona rumo aos meus sonhos. A minha carreira ainda não terminou por aqui. Tenho mais capítulos para escrever na história do judo em Portugal”, acrescentou o atleta, que afirmou estar “de volta e em paz com o passado”.