O kitesurfista cabo-verdiano Airton Cozzolino, detentor do título mundial, e a belga Sabine Beukeleers foram os vencedores do torneio 'freestyle', prova que marcou o encerramento da provas da I Etapa do Circuito Mundial de Kitesurf na ilha do Sal.

Airton Cozzolino, que foi segundo classificado na prova de “wave”, logo atrás do também cabo-verdiano Mitú Monteiro, venceu a prova de “freestyle” realizada no Kite Beach, também em Santa Maria, seguida de Arsénio Dias, também cabo-verdiano e do italiano Tony Cili WarterMan.

Já na categoria feminina, a belga Sabine Beukeleers foi a vencedora, relegando a espanhola Carla Herrera Oria e a francesa Charlotte Carpentier para a segunda e terceira posição, respectivamente.

Refira-se que Mitú Monteiro, de Cabo Verde, e a norte-americana Moona Whyte foram os vencedores do Etapa Mundial na disciplina de “wave” (ondas).

A praia de Ponta Preta marcou o início das 13 edições que constituem este evento mundial denominado “2019 GKA Kite World Tour Events”, ao qual se segue as praias de Leucate (França), Dakhla (Marrocos), Sylt (Alemanha), Tarifa (Espanha), Gran Canaria (Espanha), Sotavento (Espanha), Malmo (Suécia), Ilhas Maurícias, Cumbuco (Brasil), Prea (Brasil), Maui (Hawaii) e Torquay (Austrália).

A prova realizou-se de 25 de Fevereiro a 03 de Março, no quadro da I Etapa do Circuito Mundial de Kitesurf, envolvendo 48 atletas masculinos e 17 femininas, em representação dos cinco continentes.

O arquipélago esteve representado nesta competição mundial por dez praticantes neste circuito mundial que trouxe a competição os melhores kitesurfistas do Mundo em representação de Cabo Verde, Alemanha, Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hawaii, Itália, Portugal, República Dominicana, Suécia.