O candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP) Laurentino Dias reuniu com sócios extraordinários do organismo, para trocar impressões e receber contributos, tendo em vista as eleições de 19 de março, informou hoje a candidatura.

Em comunicado, a assessoria da candidatura ‘Unidos pelo Olimpismo’, à qual se uniu o atual secretário-geral do organismo, José Manuel Araújo, deu conta do encontro, em Lisboa, com estruturas como a Associação de Atletas Olímpicos, o Special Olympics, a Associação de Jornalistas de Desporto (CNID), a Associação Portuguesa de Direito Desportivo, o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, a Comissão de Educação Física e Desporto Militar e a Associação Portuguesa Gestão do Desporto (APOGESD).

A reunião serviu, ainda segundo a mesma fonte, para Laurentino Dias e José Manuel Araújo “trocarem impressões e recolherem contributos junto dos presentes sobre matérias que são sensíveis ao presente e futuro do desporto em Portugal”.

Esta candidatura tem divulgado gradualmente os seus seis eixos programáticos, tendo começado com um dedicado “à governação, integridade e transparência”, seguindo com o “financiamento sustentável e incentivos ao desporto” e, hoje, com um terceiro, dedicado ao “desenvolvimento desportivo e alto rendimento”

Além de Laurentino Dias, concorrem à presidência do organismo o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e o também antigo secretário de Estado do Desporto Alexandre Mestre.
Esta candidatura do antigo secretário de Estado dos governos de José Sócrates assegurou contar com o apoio de 30 federações, 12 das quais olímpicas, nomeadamente as de andebol, campismo e montanhismo (tem uma disciplina olímpica de esqui-montanhismo), ciclismo, ginástica, lutas amadoras, surf, taekwondo, tiro com armas de caça, tiro com arco, ténis de mesa, vela e voleibol.

Para ser validada pela Comissão Eleitoral, cada uma das candidaturas às eleições de 19 de março tem de ser subscrita por “pelo menos um quarto das federações desportivas cujas modalidades figurem no programa dos Jogos Olímpicos”, ou seja, nove.

As eleições marcadas para 19 de março vão eleger o sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado.

*Artigo corrigido e atualizado.