Melanie Santos mostrou-se hoje ambiciosa, mas afastou a pressão para iniciar a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, manifestando, por outro lado, a sua gratidão por considerarem que é o futuro do triatlo feminino português.

"Estou ambiciosa para 2018 e para começar a qualificação olímpica já em maio. Vai ser um ano em que vai começar a emoção toda dos jogos. Se conseguir fazer uma época sem lesões, uma época mais cautelosa pode correr bastante bem", começou por dizer a Melanie, em declarações à agência Lusa.

À margem da cerimónia da entrega das 38 bolsas de educação, cada uma no valor de 3.000 euros, a vice-campeã do mundo de triatlo sub-23 admitiu que "está grata" por ser considerada a grande esperança da modalidade, frisando que quando começar a qualificação "a euforia irá despertar sem qualquer tipo de pressão".

Tendo Vanessa Fernandes como exemplo, Melanie reconhece que há um longo percurso a percorrer para chegar ao nível da compatriota.

"Estamos numa fase completamente diferente. A Vanessa fez muito pelo triatlo, é uma grande atleta e está numa fase de experimentar algo novo, a ver se consegue chegar de novo ao topo. Eu estou numa fase a ver se consigo chegar um dia ao topo, disputar um pódio olímpico", argumentou.

Contudo, a jovem triatleta considera que existem diferenças e que é precoce afirmar que poderá alcançar prestigio idêntico ao de Vanessa Fernandes.

"É exagerado. Cada um é como é, somos atletas distintas, opostas até. Ela é uma atleta mais raçuda e eu sou mais calculista, espero pelo meu 'timing'. Mas, se conseguir alcançar os resultados que ela conseguiu, assino já por baixo", sublinhou.

Por fim, Melanie apontou e explicou como melhorar a sua vertente mais frágil: "Eu gosto bastante da natação, tal como do ciclismo. Na bicicleta, comecei por último e sei que preciso de trabalhar bastante. Sinto que a nível internacional tenho que trabalhar o dobro para melhorar. Aos poucos e poucos as três vão ficando igualadas", concluiu.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.