O ministro da Educação disse hoje que a Universidade de Coimbra (UC) tem deixado uma marca "muito forte" no desporto universitário em Portugal, no dia em que condecorou a instituição com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo.

"Hoje é um dia importante para o desporto nacional, porque é o reconhecimento do trabalho que a UC tem feito em prol do desporto, acima de tudo do desporto universitário", frisou Tiago Brandão Rodrigues, numa cerimónia realizada no Estádio Universitário de Coimbra.

O governante salientou o trabalho em prol das carreiras duais (para poder compaginar a educação superior e o desporto de alta competição), mas também "o alicerçar do trabalho que foi feito nos Jogos Europeus Universitários com a Associação Académica, Câmara Municipal e a Federação do Desporto Universitário".

Na segunda quinzena de julho de 2018, a UC acolheu os Jogos Europeus Universitários, que envolveram 4.000 atletas, de quase 300 universidades de 40 países, que disputaram 13 modalidades, naquele que foi o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal.

Salientando que se trata de "uma condecoração merecida" para a UC, o ministro das Educação referiu que esta distinção "vem marcar todo o trabalho e o que há por fazer pelo desporto universitário, onde tem deixado uma marca muito forte".

"Quero deixar os meus parabéns por todo o trabalho que se continua a fazer nesta responsabilização real da instituição para se entender que o desporto tem um lugar aqui na UC", sublinhou.

Para o reitor da UC, João Gabriel Silva, que deixa o cargo dentro de dois dias, o reconhecimento do Governo "é extremamente importante porque ajuda naquilo que é a tarefa principal, que é convencer o máximo de pessoas a terem atividade física, que é o objetivo central de tudo isto".

"Se queremos ser uma universidade que dá uma formação eficaz e efetiva aos seus estudantes, temos de conseguir convencê-los a terem uma atividade física. Uma condecoração como esta, reconhecendo um trabalho muito forte que tem sido feito nos últimos anos, é uma ajuda grande, porque normalmente temos de ser reconhecidos fora de portas para sermos reconhecidos dentro de portas", sublinhou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.