A Assembleia da República saudou hoje o “gesto de participação conjunta” das Coreias do Sul e do Norte numa das competições dos Jogos Olímpicos de Inverno e fez votos que o diálogo conduza à desmilitarização da região.

O voto de congratulação pela participação conjunta nos Jogos Olímpicos de Inverno foi proposto pelo PCP e aprovado por unanimidade, com um deputado do PSD a anunciar a apresentação de uma declaração de voto.

No texto, o PCP sublinhou que delegações da República da Coreia (Coreia do Sul) e da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) “desfilaram juntas no Estádio Olímpico, sob uma única bandeira, e constituíram uma equipa para a participação conjunta numa das competições”.

Além disso, destacou o voto, “realizaram-se encontros bilaterais de alto nível e altos responsáveis políticos e desportivos” da Coreia do Norte e “um número significativo de cidadãos deste país marcam presença” nos Jogos, que decorrem na Coreia do Sul.

Para a Assembleia da República, este acontecimento “traduz os esforços das autoridades” dos dois países “num processo de diálogo direto, tendente a aliviar a situação de tensão que se tem vivido na Península da Coreia”.

E pode ainda, prossegue o voto, “contribuir para uma aproximação que possa no futuro conduzir à reunificação pacífica da pátria coreana, uma profunda aspiração do povo coreano”.

A Assembleia da República congratula-se com “o gesto de participação conjunta” na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno no passado dia 12 e “saúda o povo coreano e os dois países pelos esforços no diálogo e na aproximação mútua” e “faz votos para que este processo possa conduzir à desmilitarização e desnuclearização da região e à concretização da reunificação desejada pelo povo coreano”, refere o voto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.