O piloto Filipe Albuquerque, vencedor das 24 Horas de Daytona, e o guarda-redes campeão do Europeu de futsal, André Sousa, realçaram hoje a importância de “levar longe” o nome de Coimbra, numa dupla homenagem da câmara local.
Distinguidos pela autarquia pelas recentes vitórias no automobilismo e no futsal, respetivamente, Filipe Albuquerque e André Sousa destacaram a forte ligação afetiva que ambos têm à cidade do Mondego.
Em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia, no salão nobre dos Paços do Concelho, o sportinguista André Sousa, guarda-redes da seleção nacional de futsal, recordou a sua passagem pela equipa de futsal da Académica, na qual aprendeu “todos os valores necessários à prática desportiva”.
“Esta é a cidade onde me formei e onde dei os primeiros passos”, como cidadão e depois como atleta profissional de futsal, acrescentou, frisando que importa “levar Coimbra ao mais alto patamar nacional e internacional”, tanto no desporto, como no turismo e noutros domínios.
Por sua vez, Filipe Albuquerque contou que, quando participa em competições em diferentes países e lhe perguntam as suas origens, explica às pessoas que pertence a Coimbra, “uma cidade bonita” no centro de Portugal, que tem a mais antiga universidade do país e uma das mais antigas do mundo.
“As pessoas depois começam a vir cá fazer turismo”, adiantou o piloto, ao salientar que essa interação com potenciais visitantes acaba por ser vantajosa para a imagem e para a economia de Coimbra.
“Partilhamos as vossas alegrias nas vitórias, mas também nas agruras”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, no discurso de homenagem as dois campeões.
O autarca socialista enalteceu as conquistas desportivas de André Sousa e Filipe Albuquerque, no campeonato europeu de futsal e nas 24 Horas de Daytona, na Florida, Estados Unidos da América.
“Continuem a ser porta-bandeiras desta fantástica cidade”, defendeu Manuel Machado.
Comentários