Portugal estreou-se hoje nos mundiais de maratonas, em canoagem, com cinco medalhas em Ponte de Lima, destacando-se as de ouro de Fernando Pimenta e Beatriz Fernandes, ambos a competir em casa.

Dez anos depois de participar pela última vez na vertente de maratonas, Fernando Pimenta voltou a esta especialidade para “cumprir o sonho” de ser campeão do Mundo na sua terra natal, conseguindo-o com distinção, ao bater o que tem sido o melhor maratonista da atualidade, o dinamarquês Mads Pedersen.

Em agosto, Pimenta, que tem dois pódios olímpicos, conquistou três medalhas nos mundiais de velocidade (regatas em linha) no Canadá e, duas semanas mais tarde, outras tantas nos Europeus multidesportos da Alemanha, juntando agora mais uma, para um total de 122 em provas internacionais.

A júnior Beatriz Fernandes é, por seu lado, o nome emergente da canoagem portuguesa, provando-o hoje com o título mundial em C1, horas antes de garantir o bronze na short race aberta a todos os escalões, medindo forças com as seniores.

Este é um mês de sonho para Beatriz Fernandes, que, nos mundiais de velocidade (regatas em linha), no início de setembro, na Hungria, foi campeã do Mundo nos olímpicos C1 200 metros, além do bronze em C1 1.000 e prata em C2 500 misto com Martim Azevedo.

Na prova em que Beatriz Fernandes foi campeã, Ana Pereira surpreendeu com o bronze, o lugar que o também júnior Joel Miranda conseguiu, igualmente em C1.

“Foi uma estreia auspiciosa. Um dia de grande espetáculo dado pelos nossos canoístas, que tiveram o apoio de milhares nas margens do Rio Lima. Três medalhas de bronze e duas de ouro, curiosamente conquistadas por canoístas de Ponte de Lima, pelo que a vila está também em festa”, regozijou-se o selecionador Rui Câncio, em declarações à Lusa.

Cumprido o primeiro dia, Portugal está em segundo no medalheiro, com dois ouros e três bronzes, apenas superados pelos dois ouros da Espanha, que tem ainda duas pratas e um bronze.

- Programa para sexta-feira:

09:00 K2 júnior feminino.

09:05 C1 sub-23 masculino.

14:30 K1 sub-23 feminino.

14:35 C2 júnior masculino.

16:30 K1 sub-23 masculino.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.