Portugal é a única seleção que ainda conta com todos os seus representantes no quadro principal do Eurosurf2017, competição que está a decorrer na praia de Bore, em Stavanger, Noruega.

Daniel Fonseca, no bodyboard open, e Teresa Padrela, no bodyboard feminino, asseguraram já a presença na final do quadro principal, o que coloca Portugal como forte candidato à reconquista do campeonato (venceu em 2011), que se disputa sob condições atmosféricas adversas, com forte chuva e vento.

O primeiro português a entrar na água hoje foi Daniel Fonseca, campeão nacional de bodyboard, que dominou o seu 'heat' do início ao fim e obteve mesmo a melhor pontuação do dia com 16,47 pontos. Seguiu-se a representante lusa no boyboard feminino, a ainda júnior Teresa Padrela, também a vencer o seu 'heat'. Os dois portugueses seguem assim para a final do quadro principal da respetiva categoria.

"Com a subida do mar, os bodyboarders portugueses ganham vantagem devido à sua superioridade técnica, e isso foi especialmente visível na excelente prestação do Daniel. Estamos a um passo da finalíssima da competição, onde acredito que iremos contar com o Daniel e com a Teresa", comentou Nuno Trovão, selecionador nacional de bodyboard.

Na categoria de surf open, Tomás Fernandes também ganhou o 'heat' e Guilherme Fonseca apurou-se igualmente. A tendência vitoriosa estendeu-se a Pedro Henrique, enquanto que Eduardo Fernandes só chegou ao apuramento a poucos minutos do fim.

David Raimundo, selecionador nacional, considera que “os atletas estiveram perfeitos". "Sob condições extremas de frio, vento e com o mar desordenado, todos conseguiram adaptar-se e avançar para a fase seguinte. Amanhã apenas competem as surfistas femininas, pelo que o resto da nossa seleção pode recarregar baterias”. selecionador não esconde que a seleção está mais perto do grande objetivo: “Estamos muito focados em sermos campeões da Europa”, disse ainda.

Na quinta-feira, competem as meias-finais do quadro principal de surf feminino. Portugal conta já com João Dantas na final principal de 'longboard'.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.