A equipa feminina dos Estados Unidos da América venceu a medalha de ouro no hóquei no gelo, ao bater o Canadá por 3-2 nas grandes penalidades, nos Jogos Olímpicos de Inverno que se disputam em Pyeongchang. Foi o primeiro título olímpicos dos EUA nos últimos 20 anos.

O jogo terminou 2-2, após prolongamento, pelo que teve de ser decidido nas grandes penalidades, no Centro de Hóquei de Gangneung, em Pyeongchang. Aí, as meninas dos EUA tiveram mais sangue frio e ganharam o jogo, retirando assim ao Canadá a possibilidade de conquistar o quinto ouro seguido. A formação canadiana tinha vencido as últimas quatro edições: Salt Lake City 2002, Turim 2006, Vancouver 2010 e Sochi 2014.

Hilary Knight deu vantagem aos EUA no primeiro tempo, mas no segundo, as canadianas deram a volta ao marcador com golos de Haley Irwin e Marie-Philip Poulin. No terceiro período Monique Lamoureux-Morando atirou o jogo para prolongamento, onde ninguém marcou.

Nos penáltis, a guarda-redes Maddie Rooney, de 20 anos, defendeu o remate de Meghan Acosta para depois ver Jocelyne Lamoureux-Davidson converter e dar o ouro aos EUA.

Desde 1998 que a equipa feminina dos EUA não ficava com o ouro no hóquei no gelo.

A Finlândia ficou com a medalha de bronze ao terminar no terceiro posto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.