A qualificação para o torneio de judo dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 começa na sexta-feira em Odivelas com o campeonato do mundo da modalidade, no qual Portugal estará representado por seis atletas.

A competição, a maior do calendário da Internacional Blind Sports Federation (IBSA), vai juntar 280 atletas, de 43 países, no pavilhão Multiusos de Odivelas, entre sexta-feira e domingo.

A prova, que se realiza de quatro em quatro anos e foi hoje apresentada no Multiusos de Odivelas, marca o início da qualificação para os Jogos Tóquio2020, competição na qual Portugal ambiciona voltar a marcar presença, depois de Miguel Vieira ter sido o primeiro atleta luso no torneio de judo no Rio2016.

Miguel Vieira (-66kg) é o único atleta com experiência em Mundiais na seleção portuguesa, composta por Henrique Sousa (-60kg), Sérgio Mendes (-60kg), Magnos Nhanco (-66kg), Djibrilo Iafa (-73kg) e Ruben Gonçalves (-73kg).

O selecionador português de judo para cegos e baixa visão, Jerónimo Ferreira, assegurou que a equipa está “preparada e motivada e todos estão com o ânimo em alta”.

Entre os seis judocas portugueses reina a confiança, com Djibrilo Iafa a assumir que quer “lutar por um lugar no pódio”, e Ruben Gonçalves a mostrar-se “orgulhoso por representar Portugal” e a pedir “o apoio do público”, durante os três dias de competição.

O pavilhão Multiusos de Odivelas acolheu em 2015 o campeonato da Europa, no qual Portugal esteve representado por Miguel Vieira, Henrique Sousa e Djibrilo Iafa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.