Organizadores filipinos pediram desculpa a seleções nacionais de três países, incluindo Timor-Leste, pela confusão na sua receção no domingo, em Manila, onde vão participar na 30.ª edição dos Jogos do Sudeste Asiático.

Equipas tiveram que esperar várias horas no aeroporto – os timorenses esperaram mais de três horas -, com grande confusão na organização do transporte.

A confusão alargou-se depois à estadia, com atletas a serem levados para hotéis errados.

Além de Timor-Leste os problemas afetaram atletas de Myanmar e do Camboja que também tiveram que esperar várias horas.

O atraso, que cortou um dia de treino aos jogadores, ficou documentado em fotos dos atletas a dormir no chão e em cadeiras, que se tornaram virais nas redes sociais.

Houve ainda problemas com o processamento dos cartões de identificação e restante acreditação e as dificuldades de acesso aos locais de treino – há equipas em hotéis a mais de 30 quilómetros dos campos onde treinam, o que no trânsito de Manila pode demorar até três horas a percorrer.

“Pedimos sinceras desculpas aos nossos atletas convidados de Timor-Leste, Mianmar e Camboja pelos inconvenientes causados ​​devido à confusão em relação ao transporte e organização dos hotéis”, referiu em comunicado o comité de organização dos jogos.