A despedida da temporada da Red Bull Air Race World Championship promete trazer grandes emoções aos fãs das corridas aéreas. Chiba, no Japão, recebe no próximo fim de semana (7 e 8 setembro) a grande final. Šonka, Hall e Muroya são os grandes favoritos a vencer o título, com vantagem para o último pelo facto de competir em casa.

Veja o vídeo da apresentação

Chiba, no Japão, já recebeu várias etapas da competição, mas nunca antes a jornada conclusiva, que está agendada para o próximo fim de semana (7 e 8 de setembro). Depois dos Emiratos Árabes Unidos, da Rússia e da Hungria, os melhores pilotos da aviação desportiva rumam assim ao país do sol nascente, com a corrida a decorrer junto ao litoral numa zona de praia conhecida pelos ventos fortes e instáveis.

Apesar do atual líder do campeonato ser o checo Martin Šonka, no comando com uma vantagem de quatro pontos para o australiano Matt Hall, em Chiba os holofotes parecem deslocar-se na direção do terceiro classificado – o herói local Yoshihide Muroya. Vencedor desta corrida em 2016 e 2017, o samurai dos céus quer fazer história e juntar-se a uma lenda chamada Paul Bonhomme – o único que até hoje conseguiu três vitórias consecutivas em casa. Para lá chegar, Muroya conta com o apoio do seu público, mas terá de fazer muito melhor do que conseguiu na última etapa, onde não passou de um décimo segundo lugar. Matematicamente, as contas ideais para este objetivo passam por amealhar os 28 pontos que resultam da vitória nas qualificações e na corrida. Além disso, é essencial que Šonka e Hall não consigam chegar aos lugares cimeiros.