O Bboy holandês Shinshan, de apenas 17 anos, foi eleito no passado fim de semana o primeiro campeão global do 'Red Bull Dance Your Style'.

Este foi o resultado das sucessivas batalhas, que reuniram no último fim de semana (12 de outubro) em Paris bailarinos de todo o mundo. Em palco estiveram representados inúmeros estilos, do hip-hop ao house, passando pelo locking e popping. Portugal marcou presença com o veterano Vítor Fontes.

A Final Mundial do Red Bull Dance Your Style decorreu no passado dia 12 de outubro no histórico Grande Halle de la Villette e foi o culminar das qualificações que percorreram mais de 32 países do mundo inteiro.

A competição juntou os melhores especialistas de street dance apurados em cada país a um conjunto de oito convidados especiais (wildcards) selecionados pelo seu talento reconhecido no mundo da dança.

A presença na grande battle de street dance não estava à partida garantida para todos, com uma derradeira triagem a decorrer já na capital francesa que elevou ainda mais a fasquia. Combinando três estilos – hip-hop, house e contemporâneo – Vítor Fontes dançou nesta pré-final contra Shinshan, que acabaria por levar o título mundial.

O português saiu de forma antecipada da battle global de street dance, mas com a certeza de ter contribuído para o reconhecimento de Portugal na cena das danças urbanas.

"Esta foi uma experiência verdadeiramente única, com cinco dias de muita dança, partilha e diversão. Fiquei sensibilizado pelo apoio vindo de Portugal. Tem outro valor ser reconhecido pela nossa comunidade", disse Vítor Fontes,  bailarino profissional desde 1998 e que dedicou as últimas duas décadas às danças urbanas, repartindo o seu tempo entre os palcos e a direção artística da Academia All About Dance.

Inspirado nas épicas batalhas de rua que animaram várias cidades norte-americanas nos anos 80 e 90, o Red Bull Dance Your Style apresentou um formato competitivo inédito com batalhas de 1-1 ao som de músicas aleatórias.

A avaliação dos concorrentes foi entregue ao público presente no recinto, através de um sistema de votação em tempo real.

A final mundial do Red Bull Dance Your Style pode ser revista em https://www.redbull.com/pt-pt/red-bull-dance-your-style-final-mundial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.