Num dia sem expectativas de pódio, Portugal colecionou hoje um quinto, um oitavo e um nono lugares nos Europeus de canoagem da Hungria, nos quais mantém o pecúlio de uma medalha de ouro e outra de prata

“Foi um dia mais calmo. Não era o nosso principal objetivo ganhar medalhas com esta parte mais jovem da equipa, cuja meta é fazer alguma rodagem internacional. Tivemos um quinto, um oitavo e um nono lugares num campeonato da Europa e não num evento qualquer. Objetivos alcançados”, resumiu o presidente da federação de canoagem, Vítor Félix, em declarações à Lusa.

A juventude que vai fazer a renovação da geração de ouro da canoagem lusa contou hoje com Pedro Casinha em duas finais, sendo nono na de K1 200 metros, na qual partiu mal e já não conseguiu recuperar, e na de K2 500 com Gustavo Gonçalves, na qual as coisas também não correram igualmente de feição para a dupla estreante em Europeus seniores, apesar do feito de terem atingido as finais.

A quinta posição surgiu na final direta da classe adaptada de KL1, com Alex Santos a manter o nível que lhe é normal antes dos Jogos Paralímpicos, nos quais vai estar acompanhado de Norberto Mourão, bronze em VL2 em Tóquio2020.

Mais expectativas de celebração para domingo, altura em que Vítor Félix espera “seguramente a tradicional medalha de Fernando Pimenta”, seja nos olímpicos K1 1.000 metros ou nos K1 5.000.

De igual modo, o dirigente conta com Norberto Mourão no pódio no fim dos 200 metros na classe adaptada VL2.

“Estamos no bom caminho para fazermos mais um grande europeu de canoagem”, confia, depois do ouro de Iago Bebiano e Kevin Santos, em K2 200 metros, e da prata de Fernando Pimenta em K1 500.

Estes Europeus de canoagem são menos participados do que é habitual, juntando cerca de 500 atletas de 36 países.

Os eventos da canoagem sprint nos Jogos Olímpicos Paris2024 vão decorrer entre 06 e 10 de agosto, sendo que Portugal vai estar representado por Fernando Pimenta, em K1 1.000 metros, João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500, e por Teresa Portela, em K1 500.

Norberto Mourão, em VL2, e Alex Santos, em KL1, voltam a vestir as cores de Portugal nos Jogos Paralímpicos.