Os ciclistas Ricardo Marinheiro e Joana Monteiro venceram hoje as provas de elite do campeonato nacional de Cross Country Olímpico (XCO), disputadas na pista de Marrazes, em Leiria.

A ausência do lesionado David Rosa, vencedor de oito das nove últimas edições do campeonato nacional, abriu a porta ao surgimento de novos protagonistas entre a elite masculina e foi bem aproveitada por Ricardo Marinheiro, que assumiu a cabeça de corrida desde as pedaladas iniciais e não deixou escapar a oportunidade de sagrar-se campeão nacional.

A luta pelas restantes posições foi renhida, com Mário Costa a furar no início, mas a conseguiu recuperar, chegando ao segundo posto, a 1.53 minutos de Ricardo Marinheiro, enquanto Rúben Almeida, que também teve uma prestação em crescendo, foi o terceiro, a 2.58.

Por sua vez, Joana Monteiro prolongou o domínio no XCO feminino, ao alcançar o quarto título nacional consecutivo na categoria de elite, em grande estilo, distanciando-se das rivais desde o início da competição para terminar com uma vantagem folgada de 3.04 minutos sobre a segunda classificada, Daniela Pereira, e de 4.41 face à terceira, Ângela Gonçalves.

Em sub-23, venceram João Roca e Marta Branco, em juniores triunfaram Guilherme Mota e Raquel Queirós, enquanto em juvenis ganharam Diogo Neves e Daniela Campos.