Rita Ferreira e Ana Teixeira conquistaram o ouro em pares femininos nos Campeonatos do Mundo de Ginástica Acrobática que decorrem em Genebra.

Trata-se do primeiro título Mundial para Portugal na modalidade.

A dupla lusa, com 29.120 pontos, impôs-se às norte-americanas Emily Davis e Aubrey Rosilier (28.580), segundas, e às russas a competir sob as cores da federação Diana Korotaeva e Amina Omari (28.520), terceiras.

"Estamos muito orgulhosas com o esquema que fizemos na final. Correu como queríamos, fomos com tudo, com a garra tudo para termos esta medalha. Treinámos muito e foi um orgulho cumprir este nosso sonho", afirmaram já em declarações reproduzidas pela Federação de Ginástica de Portugal.

A seleção portuguesa esteve representada por 14 ginastas na Suíça, a competir nas categorias de grupo feminino, par masculino, par misto e par feminino.

As ginastas Barbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca S. Maia trouxeram a segunda alegria do dia à seleção portuguesa, ao alcançar a medalha de bronze na final da categoria grupo feminino, com um exercício combinado muito bem coreografado.

“Nos últimos anos a ginástica nacional tem vindo a dar cartas em eventos internacionais deste calibre, o que demonstra uma evolução certeira não apenas dos praticantes, mas também dos treinadores e restantes técnicos envolvidos no processo”, refere em comunicado a FGP.

Portugal vai marcar presença nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este ano e a decorrer de 23 de julho a 08 de agosto, com os ginastas Filipa Martins, em artística, e Diogo Abreu, em trampolins.