O português Rui Cansado foi hoje quinto classificado na final individual dos Europeus de aeróbica, que hoje terminaram em Pesaro, Itália, no que é o melhor resultado de sempre de um ginasta masculino português na competição.
Depois de ter avançado para uma inédita qualificação para a final, o açoriano somou 21.600 pontos e conseguiu o quinto posto, num último dia que rendeu, para Portugal, uma medalha na categoria júnior.
Foi na final de pares mistos que Luís Rosas e Tânia Almeida se sagraram vice-campeões europeus da categoria, ao atingirem os 20.000 pontos na prova.
Tomás Amaral foi quarto na final individual júnior e Tânia Almeida sétima, enquanto o trio Tomás Amaral, Leonor Januário e Cláudia Pinheiro foi sétimo e o grupo (Cláudia Pinheiro, Lara Faria, Zamy Tomé, Filipa Leite e Neuza Rocha) oitavo, no mesmo escalão.
No aerodance sénior, Portugal conseguiu o sexto lugar (Diana Diogo, Maria Coutinho, Beatriz Brandão, Carolina Santos, Carolina Cruz, Bruna Silva, Joana Matos e Joana Inês Almeida), com a equipa júnior a ficar no sétimo lugar.
Segundo explicou a diretora técnica Sara Luna, citada pela Federação de Ginástica de Portugal, “a ginástica aeróbica nacional fez história”.
“Com a maior delegação de sempre num campeonato da Europa, Portugal encerra a sua participação em Pesaro com o sentimento de dever cumprido. Com ginastas cada vez mais fortes, a equipa conquistou uma medalha de prata e marcou presença ao todo em oito finais, excelentes resultados nunca antes alcançados”, realçou.
Comentários