O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, garantiu esta quarta-feira que estará pronta “muito em breve, em dias”, uma proposta de contrato-programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020.

“Temos estado nos últimos meses a fazer essa discussão e negociação com o Comité Olímpico de Portugal (COP). Estamos mesmo a chegar às chamadas vias de facto, porque muito em breve, em dias, teremos um desiderato final, o que será o compromisso entre a vontade expressa pelo COP, na proposta que apresentaram ao Governo, e o que é possível da parte do Governo”, disse o governante, em declarações à margem de uma celebração olímpica, promovida pelo COP.

Segundo João Paulo Rebelo, o contrato-programa para o projeto de preparação olímpica terá ainda de ser alvo de “uma resolução específica do Conselho de Ministros”.

O compromisso entre o Governo e o COP procura criar as condições para que em 2020 surjam “os melhores resultados possíveis e a participação mais digna”.

“A participação de Portugal nos Jogos Olímpicos é sempre digna, mas estamos a trabalhar para que haja condições para que se possa fazer ainda melhor”, acrescentou.

Quanto à cerimónia promovida pelo COP, o secretário de Estado congratulou-se pela presença de “muitos convivas amantes do desporto” e pelo “reconhecimento da missão olímpica que terminou o ano passado” enquanto é discutido o novo projeto de preparação.

Em 14 de setembro, o presidente do Comité, José Manuel Constantino, tinha explicado que em termos financeiros a proposta é superior à apresentada para os Jogos Rio2016, mas referiu que “mais importante que falar sobre dinheiro é analisar o modelo de preparação”.

Segundo José Manuel Constantino, que falava à margem da assinatura de um protocolo de parceria, “a proposta prevê um modelo com duas dimensões de atletas: a elite e a top-elite”, tendo em conta os objetivos dos atletas, e foi previamente discutida com as federações.