A luta de Simone Biles pela causa da saúde mental no desporto foi reconhecida pela conceituada revista norte-americana People, que elegeu a ginasta como uma das personalidades do ano de 2021.

Biles, de 24 anos, voltou a dar que falar nos últimos Jogos Olímpicos este ano, desta feita não em virtude das medalhas conquistadas mas pela forma como resolveu desistir da competição, colocando a saúde mental em primeiro lugar face aos resultados desportivos, colocando o tema nas bocas do mundo. A ginasta, recorde-se, não participou em cinco das seis finais que devia disputar em virtude de uma crise psicológica, com episódios de 'twisties'.

Simone Biles explica como os 'twisties' a impediram de competir: "As pessoas não têm noção do quão perigoso isto é"
Simone Biles explica como os 'twisties' a impediram de competir: "As pessoas não têm noção do quão perigoso isto é"
Ver artigo

"Lutei com força. Sobrevivi. Sem arrependimentos". São estas a palavras de Biles na primeira página da revista 'People' que destacvav as personalidades de 2021.

"Deveria ter desistido muito antes de Tóquio"

Recentemente, Simone Biles concedeu uma entrevista à 'New York Magazine' onde falou dos problemas mentais que o impediram de brilhar nos Jogos Olímpicos de Tóquio2021. A ginasta norte-americana confessou que foi muito difícil gerir a falta de noção do tempo e espaço no ar, quando fazia os seus exercícios.

"A minha perspetiva nunca mudou tão rapidamente, de querer estar num pódio para querer poder ir para casa sozinha e sem muletas. Se eu ainda tivesse noção no ar e tivesse sido apenas um dia mau, teria continuado, mas foi mais do que isso. Imaginem que até aos 30 anos conseguiam ver perfeitamente e um dia acordam e não conseguem ver nada. As pessoas dizem-te para continuares a fazer o teu trabalho como se ainda tivesses visão. Sentir-te-ias perdido, não é? Fiz ginástica durante 18 anos, mas um dia acordei perdida. Como devo continuar?, questionou então.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.