O experiente Rob Machado, nascido na Austrália há 50 anos, é um dos vários atletas internacionais que vão participar, com alguns dos melhores surfistas portugueses, no Capítulo Perfeito, prova na praia de Carcavelos, anunciou hoje a organização.

Destaque também no contingente internacional para o sul-africano Michael February, ex-competidor do circuito de elite mundial, e para o havaiano Nathan Florence, irmão do bicampeão mundial (2016 e 2017) John John Florence, que vão competir na décima edição deste evento dedicado aos tubos, a manobra ‘rainha’ do surf.

Do lado dos atletas portugueses, Tiago Pires e Nicolau von Rupp, ambos campeões de edições passadas do Capítulo Perfeito, são os 'cabeças de cartaz', mas também os antigos vencedores Anthony Walsh (Havai), Aritz Aranburu (Espanha), Bruno Santos (Brasil) e William Aliotti (França) vão tentar voltar a vencer a prova em Cascais.

"Quando se fala de tubos, quero estar sempre na equação. Acredito que me posso bater com qualquer um", atirou Tiago Pires, o primeiro português a correr o circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), durante a conferência de imprensa que decorreu no Estoril.

Por seu turno, 'Nic' sublinhou que "Portugal é um país com qualidade de ondas para criar campeões do mundo", aconselhando as gerações mais novas a "atirarem-se de cabeça" para este desafio.

Como tem sido habitual, o quadro completo da prova é definido através da votação do público - já aberta e a decorrer até ao dia 08 de janeiro -, saltando à vista a hipótese de votar pela primeira vez numa mulher, no caso, Francisca Veselko, campeã mundial júnior.

'Kika' vai concorrer por uma vaga com João Guedes, João Maria Mendonça, o atual campeão português Joaquim Chaves, Luís Perloiro, Miguel Blanco e Pedro Boonman.

E, entre os mais novos, há seis nomes a lutar por um lugar: Jaime Veselko (irmão de 'Kika'), Martim Fortes, Matias Canhoto, Salvador Vala, Sassa Catarino e Simão Prazeres.

"Este ano celebramos os dez anos do Capítulo Perfeito. É um número redondo que nos enche de orgulho. Vamos esperar pelas ondas perfeitas. Se estiver como no ano passado, ótimo. Se estiver melhor, melhor ainda", realçou Rui Costa, da organização, durante o lançamento da competição.

Em 2024, o 'prize money' (prémio monetário) global do evento sobe para 40 mil euros.

O período de espera do Capítulo Perfeito estende-se entre 09 de janeiro e 09 de março, com a organização comprometida em escolher o dia com melhores condições possíveis, de ondulação e de vento na praia de Carcavelos, para os 'tubos'.