A portuguesa Vanessa Marina conquistou a medalha de bronze no campeonato da Europa de breaking, uma das novas modalidades olímpicas para Paris2024, que terminou hoje em Manchester, Inglaterra.

Duas semanas depois de ter sido 18.ª classificada no Mundial, em Seul, Coreia do Sul, a leiriense arrebatou o último lugar do pódio continental, numa vertente feminina dominada pela neerlandesa India Sardjoe, que derrotou na batalha final a italiana Antilai Sandrini.

Vanessa Marina tinha passado no sábado a pré-ronda de acesso ao ‘top 32’, sendo que hoje começou a galgar etapas até disputar uma fase de grupos entre os 16 finalistas, na qual derrotou a alemã Pauline Nettesheim e a suíça Rebecca Annies e empatou com a lituana Dominika Banevic, entrando, assim, no conjunto das oito melhores classificadas.

Com a progressão até à final dependente de confrontos diretos, a ‘b-girl’ lusa afastou a transalpina Alessandra Chillemi, mas cedeu perante a campeã India Sardjoe e acabou relegada para a discussão da medalha de bronze, vencendo o reencontro com Banevic.

No setor masculino, encimado pelo francês Dany Dann, Diogo Oliveira acabou no ‘top 16’ e falhou uma vaga nas derradeiras batalhas, mas consolidou pretensões na qualificação para os Jogos Olímpicos, ao passo que Bruce Almighty foi afastado logo na pré-seleção.

O breaking, uma forma de ‘break dance’, é uma manifestação atlética de dança urbana e tem a estreia no programa olímpico prevista para Paris2024, com 16 atletas masculinos e 16 femininos, visando atrair público mais jovem ao maior evento multidesportivo mundial.