A mais dura competição de BTT free ride do planeta voltou a reunir a elite da modalidade nas profundezas do deserto do Utah, nos Estados Unidos da América. Ainda durante os treinos foram vários os pilotos que ficaram de fora na sequência de aparatosas quedas.

Veja o vídeo

Tendo em conta a extrema dificuldade do percurso de montanha e o elevado risco de acidente, os participantes naquela que é considerada a mais dura competição de BTT free ride são escolhidos a dedo. Até à data ainda não foram incluídos atletas portugueses na lista de convidados do Red Bull Rampage, cuja última edição decorreu no passado fim de semana.

Duas dezenas de nomes, com especial incidência para os canadianos e norte-americanos foram chamados para esta aventura perdida no meio do deserto do Utha (Estados Unidos da América). Desde logo, o formato da competição diferencia-se de tudo o que existe, com uma extensão de apenas 237 metros literalmente a pique. Entre a partida e a chegada, cabia a cada piloto escolher a melhor linha, o que passava por algum trabalho com pá e picareta.

O canadiano Brandon Samenuk, de 28 anos, venceu o seu terceiro título da competição, surpreendendo o júri e o público com uma sucessão de mortais. “Penso que este sucesso começou com definição de uma boa linha. Entrei no traçado com calma e as coisas correram-me bem, ainda que com os nervos à flor da pele”, explicou no final.