O Comité Olímpico italiano (CONI) anunciou esta terça-feira que escolheu Luca Cordero di Montezemolo, emblemático antigo presidente da Ferrari, para dirigir a candidatura de Roma à organização dos Jogos Olímpicos de 2024.

Montezemolo, que liderou o comité organizador do Mundial de Itália de 1990, despediu-se da Ferrari em outubro e agora está à frente da transportadora aérea Alitalia.

O italiano, de 67 anos, desempenhou funções em quase todas as grandes empresas italianas, desde a Fiat até ao banco Unicredit e à Confindustria, o sindicato dos patrões italianos.

"Luca Montezemolo é e será o perfeito embaixador a nível internacional de uma Itália inovadora que pode ser confiável", disse Graziano Delrio, o secretário de Estado do primeiro-ministro italiano.

Matteo Renzi anunciou em dezembro que Roma seria candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2024.

A capital italiana, que acolheu os Jogos Olímpicos em 1960, desistiu da corrida para a edição de 2020 há dois anos, devido à crise financeira que o país vivia.

Além de Roma, também a cidade norte-americana de Boston já apresentou a sua candidatura, sendo Paris e uma cidade alemã (a dúvida está entre Berlim e Hamburgo) a serem outros potenciais candidatas.

O prazo para entrega dos dossiers termina em setembro, com a cidade escolhida a ser anunciada em 2017 em Lima, no Peru.