O francês Sebastien Ogier, vencedor da superespecial de Lisboa e primeiro líder do Rali de Portugal, considerou a vitória na classificativa de hoje "um bom começo", mas advertiu que "as coisas sérias" começam sexta-feira.
"É um bom começo, mas as coisas sérias começam amanhã [sexta-feira, nas especiais em gravilha no Algarve e Baixo Alentejo]. Estamos aqui para vencer o rali, mas não vai ser fácil", disse Sebastien Ogier (Volkswagen Polo-R WRC) no final da superespecial de Lisboa, os primeiros 3,7 quilómetros competitivos da quarta prova do Mundial.
O piloto francês, campeão do Mundo, líder do Mundial e vencedor da edição de 2013 do rali português, ganhou a primeira classificativa à frente do seu colega de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, que celebra hoje o seu 29.º aniversário.
Ogier "estragou" o dia de anos do finlandês, que liderava a superespecial de Lisboa até ao francês entrar em pista.
Na primeira classificativa, 3,27 quilómetros em circuito na Praça do Império, em Lisboa, a Volkswagen mostrou o seu domínio colocando três pilotos nos três primeiros lugares: Ogier, que fez o percurso em 2.52,7 minutos, seguido de Latvala, a 1,3 segundos, e do norueguês Andreas Mikkelsen (outro Volkswagen Polo-R WRC, mas na segunda equipa), a 2,2 segundos.
"Estou feliz com este tempo. Dei o meu melhor, deixei o carro deslizar de lado demasiado nalguns sítios, mas foi um bom começo", declarou Latvala, que no Mundial de Ralis segue em segundo, a três pontos de Ogier.
O primeiro não Volkswagen foi o Hyundai i20 WRC do belga Thierry Neuville (vice-campeão do mundo), com um registo de 2.55,6 minutos, mais 2,9 segundos que o primeiro.
A Citroen conseguiu pôr o carro do britânico Kris Meeke no quinto lugar, a 3,6 segundos do líder. O seu companheiro de equipa na marca francesa, o norueguês Mads Ostberg, fez apenas o nono tempo: "Não tenho lá muito boas memórias desta classificativa. Por alguma razão não consigo ser rápido aqui [no circuito dos Jerónimos]. Estou ansioso pela gravilha de amanhã [sexta-feira], onde vou poder apreciar mais", disse.
Ogier, vencedor do Rali de Portugal em 2010, 2011 e 2013, entrou assim com o pé direito na edição de 2014, que prossegue na sexta-feira com mais seis classificativas cronometradas no Algarve e Baixo Alentejo, num total de 146 quilómetros de corrida.
A primeira classificativa de sexta-feira realiza-se em Silves, num troço cronometrado de 21,5 quilómetros, com hora de começo prevista para as 10:06 horas.