O britânico Elfyn Evans (Ford Fiesta) é o líder do Rali do País de Gales, penúltima prova do campeonato do mundo de ralis (WRC), ao fim de dois dias de prova.

Nas seis classificativas de hoje, o piloto galês, que corre em casa na corrida britânica, foi o mais rápido em três delas, liderando a prova à frente de dois colegas de equipa: 24,6 segundos sobre o estónio Ott Tänak e 26,8 sobre o francês Sébastien Ogier, que corre para ser pentacampeão.

Evans, de 28 anos, procura a primeira vitória no Mundial de ralis, no qual já conseguiu quatro pódios, mas já se converteu no primeiro britânico a liderar a prova desde há 16 anos.

Ogier, que venceu as últimas quatro edições, pode 'selar' a conquista do quinto campeonato consecutivo se vencer esta prova ou terminar em segundo e conseguir todos os pontos de bónus da ‘power stage’ de domingo.

O francês mantém uma vantagem de 37 pontos sobre o estónio Ott Tänak, colega de equipa e segundo classificado, e 38 sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), quarto em Gales, a 37,1 segundos de Evans.

No campeonato dos construtores, as contas são mais simples, uma vez que a equipa privada britânica M-Sport está a quatro pontos de vencer pela primeira vez a tabela das equipas desde 2007.

Com uma liderança de 83 pontos sobre a Hyundai, com 86 em disputa nas duas últimas corridas, um dos três pilotos da equipa, Ogier, Tänak e Evans, só precisa de terminar a prova galesa para confirmar o título.

No sábado, os pilotos enfrentam nove classificativas, num total de 132,38 quilómetros, antes de mais quatro especiais no domingo e a ‘power stage’ que encerra o Rali.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.