A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, quinta prova do nacional de todo-o-terreno e que se deveria realizar entre 08 e 10 de maio, foi adiada para data a determinar, devido à pandemia da Covid-19.

“A secção de Motorismo da SAR entende que não há condições que permitam manter o agendamento da prova para maio próximo, pelo que decidiu proceder ao adiamento da mesma”, refere a organização em comunicado.

Na mesma nota, a SAR Motorismo diz que o “foco de todos deve passar pela proteção individual com confinamento social”, na esperança de que todos possam ultrapassar a crise sanitária que se vive “no mais breve espaço de tempo possível”.

O campeonato nacional de todo-o-terreno conta com sete provas: Baja Vindimas do Alentejo, Baja ACP, Baja do Pinhal, Baja de Loulé, Baja Capital dos Vinhos, Baja Idanha-a-Nova e Baja Portalegre.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com quase 260.000 infetados, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 7.503 mortos em 74.386 casos registados até quarta-feira.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira.

Dos infetados, 191 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram. Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.