O irlandês Craig Breen venceu hoje o Rali de Mortágua, no qual Pedro Meireles terminou em terceiro e ficou mais perto do título de campeão nacional, a uma prova do final do campeonato.
Craig Breen, piloto oficial da Citroen no WRC, dominou o rali e venceu todas as setes especiais de classificação do dia, ao volante do DS3 de José Pedro Fontes. O irlandês, penalizado na superespecial de sexta com 50 segundos, por ter entrado fora de horas para a prova, desde cedo mostrou que estava em Mortágua para levar o rali muito a sério. Demorou apenas quatro especiais para ‘pulverizar’ a diferença que tinha para a concorrência.
Quanto aos pilotos nacionais, mais preocupados com as contas do campeonato, foi Carlos Vieira, em Mortágua ao volante de um Skoda Fabia R5, a ser segundo, a 27,3 segundos do vencedor, e com 13 segundos de vantagem sobre o líder do campeonato, Pedro Meireles (Skoda Fabia R5), adiando para a prova final, o Rali do Algarve, as contas do título.
Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5) foi quarto classificado em Mortágua e mantém ainda hipóteses matemáticas de ser campeão.
Grande derrotado nesta oitava prova de 2017 foi João Barros, traído pela bomba de gasolina do Ford Fiesta R5, que o deixou fora de prova mesmo antes de o rali começar e que lhe hipotecou as esperanças que ainda tinha de ser campeão.
Vai ser o Rali do Algarve (17 e 18 novembro), última das nove provas do calendário 2017, a decidir o campeão. Pedro Meireles está na frente e com uma vantagem que o deixa em boa posição para voltar a conquistar um título que já saboreou em 2014, mas Carlos Vieira e Miguel Barbosa têm ainda uma palavra a dizer.
Comentários